6/18/07

Blogs histéricos e pouco cívicos

Fui, por mero acaso, ter ao blog que se intitula "Mais Évora", porque me interesso pela cidade, porque a acho um local como poucos em Portugal. Encontrei um sítio daqueles onde nada mais se faz do que má língua entre comadres, ofensa gratuita entre partidários de A e de B: todos se conhecem; quem não conhece fica com uma sensação... estranha. É assim uma espécie de farwest verbal de baixo calibre sem eira nem beira. Sugeri que diminuissem o nº de anónimos (ninguém entra registado, praticamente). É pena porque, do que conheço da cidade, justifica discussão. É pena porque alguns dos contributos são sérios e o administrador do blog (o nome que surge é Manoelinho) tenta ir introduzindo temáticas oportunas, fazendo, aqui e ali, divulgação cultural. Não há, todavia, nada a fazer contra o clima de arruaça que se instala nos comentários ANÓNIMOS. É pena. Enfim, discutir, com ligeireza ajuda a construir as bases da discussão em profundidade. Gritaria e... não ajuda em nada, nem sequer tem piada...
Eu já me queixei, se calhar pelos eborenses que gostam da sua terra e não por aqueles que a vêem como mais uma vaca leiteira que tem de lhes alimentar a sofreguidão, a passada, a presente e a futura.

5 comments:

colunadaresas said...

É triste mas são assim os Eborenses, sempre pelas costas... Não existe sentido de comunidade. Os poderosos encostam-se e os interesseiros tomam conta da cidade. Faz lá falta um Belmiro para por ordem! Como nos tempos passado, o fazendeiro era o pai de muitos...

(Tanto potencial desperdiçado)

PS: Há muita gente honesta na cidade!!! Mas não se manifestam, é o silêncio dos bons.

Jobim Luso said...

O blog "Mais Evora" tem por base uma filosofia de discussão acerca dos problemas da cidade, julgo eu.
Na realidade, de vez em quando surgem textos bastante interessantes, que pensam a cidade, tentam discutir os seus problemas, procuram soluções.
Só que há uma duzia dos chamados "secretários", que não são mais do que os funcionários dos partidos - PS e PC - e que se dedicam a baixar o nivel das conversas.
Na realidade, o que nós temos em Évora é uma classe politica que não tem interesse nenhum. Aliás... eles têm todos interesses, mas não é concerteza na cidade.
São os interesses politicos, os interesses imobiliários, os favores partidários, as negociatas, etc...
Penso contudo que disto existirá em todo o Portugal.
MAs como sou eborense nascido e criado, e como cresci numa cidade governada (bem ou mal, não interessa) com uma finalidade, com objectivos e com propósitos, também a mim me deixa triste e revoltado ocm o que se passa actualmente.
Ninguem parece ter credibilidade. Ninguem parece ter ideias.
Ninguem parece importar-se com os problemas da cidade.
Isso foi visivel no recente debate do novo PDM da cidade.
Como é que se pode ter confiança numa camara que alega como objectivo "revitalizar o centro historico", e depois termina a reunião afirmando que talvez a própria camara leve para fora do centro todos os seus serviços (já levou parte).
É de bradar aos céus....

Céus...... tirem-nos esta gente de cá. TODOS!!!!!!!!

Canseiroso said...

Como eborense e participante do Mais Évora, com intervenções desviantes em relação ao que por lá se passa, assumindo todavia a designação de Anónimo, resolvi criar um espaço paralelo na discussão das nossas coisinhas...
Agora estou à Sombra e daqui tentarei criar uma espécie de espaço reflexivo de modo a evitar aquele peçonhento ambiente maníqueísta que por lá anda.
Agradeço desde já o comentário deixado no Évora À Sombra e conto com a vossa participação.
Até sempre

utopia-x-7 said...

"Penso contudo que disto existirá em todo o Portugal".Diz jobim Luso.
Não é apenas uma impressão; é uma realidade.
Infelizmente para todos nós.
Qto às guerrilhas político-partidárias e ideológicas,
não são exclusividade, também, dos eborenses; nem do famigerado MAIS ÉVORA.
Qto a este, é pena que ali poucos intervencionistas consigam deixar passar a ideia, de que estão verdadeiramente empenhados em acabar com o "statu quo".

D.A.C. said...

Não posso concordar mais consigo. Aliás, pode visitar o meu espaço onde se quer fazer algo diferente: um post sem ofensas já é subir o nível!